24/09/2010

Trabalho de Campo com a Tradição Oral...

Brincadeira de Boi-de-Campo contada pelo meu Avô!

Renan Silva dos Santos (16 anos)

3° ano(02) do Curso Técnico de Turismo

Escola Maria Rita Flor (2010)


Meu avô nasceu em 1940, e conta que a brincadeira de boi de campo na comunidade de Bombinhas era totalmente diferente do que é hoje em dia, transformada em Farra do Boi e até proibida por lei.

O boi era criado na serra catarinense e vinha tocado a cavalo por vários dias pelo Seu Valter tropeiro, homem que residia em Bombinhas, e ia buscar os bois no alto da serra ( geralmente em São Joaquim e Lajes). A brincadeira do boi começava geralmente no mês de janeiro; mais a época que todo mundo saia de casa para brincar, era apenas na semana santa.

Ele conta que era uma forte tradição e consideravam uma brincadeira que despertava muito medo em homens e mulheres “somente os mais corajosos se arriscavam a brincar com o boi”.

O que muita gente já ouviu falar e não faz idéia de como se brincava, era a brincadeira de boi na vara; meu avô Aristides conta que os homens iam na mata, pegavam uma vara grande de árvore chamada “laminzeiro”, árvore resistente que envergava e não quebrava. Com um laço de couro de 12 braças (aproximadamente 25 metros) eles amarravam uma ponta na cabeça do boi e a outra no alto da vara cravada no chão... E ali eles brincavam como o Boi preso na vara - nem que era só pra olhar!

Outra brincadeira também não muito conhecida pelos mais jovens é a brincadeira do boi no laço, acontecia geralmente quando o boi se soltava da vara, quando isso acontecia, tinha um cavaleiro que laçava o boi e o povo brincava enquanto o cavaleiro prendia o boi para ele não se soltar - era responsabilidade do cavaleiro, pois se o boi se soltasse era muito perigoso e difícil de pega-lo de novo” era dele o dever de cuidar para que isso não acontecesse! Assim, todos ficavam esperando pelo próximo ano e a brincadeira recomeçar.

Aristides Casimiro da Silva,

Mestre da sabedoria popular

Projeto Ação Nacional Griô

Escola Maria Rita Flor

Instituto Boimamão

Colaboração: Tainá da Silva (17 anos) Filmagem

3° ano (02) do Curso Técnico de Turismo

Escola Maria Rita Flor (2010)